CERT.br

Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil
CGI.br NIC.br

Logo

Programação do 1º Fórum Brasileiro de CSIRTs

Horário Atividade
09:00-09:10 Abertura do Evento
09:10-09:30 15 Anos de Tratamento de Incidentes no Brasil (Detalhes)
Cristine Hoepers, CERT.br
09:30-10:30 Keynote de abertura:
Developing CSIRTs: Past, Present, and Future (Detalhes)
Robin Ruefle, CERT/CC
10:30-11:00 Coffe-Break
11:00-11:45 Defesa Cibernética: uma visão prospectiva (Detalhes)
Cel. Eduardo Wallier, CDCiber
11:45-12:30 Aperfeiçoamento de um CSIRT Governamental - Lições aprendidas em 12 meses (Detalhes)
Tiago Caldas, CTIR Gov
12:30-14:15 Intervalo para Almoço
14:15-15:00 IPS UFRGS: A implementação de bloqueios automáticos progressivos integrada ao Sistema de Registro de Estações da UFRGS (Detalhes)
Marcos Straub do Nascimento, TRI-UFRGS
15:00-15:45 Tratamento de Incidentes em Redes do Governo do Estado de São Paulo (Detalhes)
Fábio Raymundo Neves Fernandes, CSIRT PRODESP
15:45-16:15 Coffee-Break
16:15-17:00 Aplicação do framework OSSIM ao dia-a-dia de um CSIRT (Detalhes)
Márcio Machry, Exército Brasileiro, 1º Centro de Telemática de Área
17:00-17:45 Keynote de encerramento:
Anonymous attacks on Slovenian government sites (Detalhes)
Gorazd Bozic, SI-CERT, Eslovênia


Resumos das Apresentações e CVs dos Autores


15 Anos de Tratamento de Incidentes no Brasil

Cristine Hoepers é Analista de Segurança Senior e Gerente Geral do CERT.br, mantido pelo NIC.br/CGI.br, onde trabalha com tratamento de incidentes de segurança desde 1999. É formada em Ciências da Computação, Doutora em Computação Aplicada, possui a Certificação "CERT® Certified Computer Security Incident Handler" e é instrutora dos cursos do CERT® Program, da Carnegie Mellon University.

Nesta breve seção será apresentada a evolução do tratamento de incidentes no Brasil e o que se espera para os próximos anos nesta área.


Developing CSIRTs: Past, Present, and Future

Robin Ruefle is a senior member of the technical staff of the CERT Program at the Software Engineering Institute at Carnegie Mellon University. She is the team lead for the CERT® CSIRT Development and Training (CDT) team. Her focus is on the development of management, procedural, and technical guidelines and practices for the establishment, maturation, operation, and evaluation of Computer Security Incident Response Teams (CSIRTs) and incident management capabilities worldwide. As a member of the CDT, Ruefle has worked with numerous organizations to assist them in the planning and implementation of their incident management capability.
Link para o CV completo

Resumo:
A palestrante discorrerá sobre a evolução da área de gestão e tratamento de incidentes no mundo, o estágio atual de maturidade desta área dentro das organizações e como o CERT® avalia as tendências futuras nesta área.


Defesa Cibernética: uma visão prospectiva

Eduardo Wallier Vianna
Centro de defesa Cibernética do Exército
Graduado em Tecnologia de Processamento de Dados e em Aplicação e Planejamento Militar. Especializou-se nas áreas de Administração Pública, Gestão Estratégica de Sistemas de Informação, Internet, Criptografia e Segurança de Redes. Desde 1985, atua no setor público particularmente na área de Segurança da Informação. Dedicou-se na última década ao estudo, ensino e aplicação da gestão segura das tecnologias de Informação. Atualmente é responsável pela Divisão de Operações do Centro de Defesa Cibernética do Exercito.

Resumo:
A apresentação abordará a situação da defesa cibernética no Brasil, particularmente a criação e atividades do Centro de Defesa Cibernético do Exército.


Aperfeiçoamento de um CSIRT Governamental - Lições aprendidas em 12 meses

Autores:
Geraldo Dantas da Silva
Coodenador-Geral do CTIR Gov
Tiago de Barros Caldas
Analista do CTIR Gov

Resumo:
A presente palestra tem por objetivo apresentar o conjunto de lições aprendidas pelo Centro de Tratamento de Incidentes de Rede da Administração Pública Federal - CTIR Gov durante o processo de aperfeiçoamento vivido ao longo de doze meses, período que coincide com o início da utilização de uma ferramenta do tipo Issue Tracking System (ITS) no âmbito do Centro. Inicialmente, será realizada uma rápida ambientação com o objetivo de apresentar o CTIR Gov à audiência, descrevendo sucintamente suas principais características. Na sequência, serão discutidas as cinco principais lições aprendidas durante o período de modelagem e implantação do ITS no CTIR Gov, focando em aspectos práticos como, por exemplo, a automatização de tarefas e a modelagem dos processos de tratamento de incidentes. Com o objetivo de possibilitar a avaliação dos resultados, serão apresentadas estatísticas extraídas da base de dados do sistema ao longo do seu primeiro ano de operação. Por fim, à luz da interpretação dos números, serão discutidos os impactos da concretização da proposta no CTIR Gov, bem como os horizontes que se abrem para pesquisas futuras.


IPS UFRGS: A implementação de bloqueios automáticos progressivos integrada ao Sistema de Registro de Estações da UFRGS

Autores:
Marcos Straub do Nascimento, Arthur Boos Junior, Caciano dos Santos Machado, Leandro Fortes Rey, Fernando Dutra Fagundes Macedo, Marcio Pohlmann
UFRGS

Resumo:
Com o crescimento da rede da UFRGS nos últimos anos e o aumento de dispositivos com capacidade de acessar a rede, aumentaram consideravelmente os incidentes de segurança. Logo, fazer o tratamento desses incidentes manualmente tem se tornado uma tarefa inviável.

Visando um processamento automático dos bloqueios para mitigação de incidentes de forma rápida e sem uso de um operador, foi implantado o IPS na rede interna, totalmente integrado ao Sistema de Registro de Estações da UFRGS. Com essa integração, consegue-se fazer um tratamento adequado, baseado nas informações providas pelo sistema.

O IPS conta com um sistema de bloqueios temporários e progressivos, de modo que os próprios usuários podem tentar resolver o problema antes do bloqueio se tornar definitivo e casos reincidentes podem ter um tratamento diferenciado. Graças ao sistema de bloqueios temporários, 93,6% dos incidentes de violação à política de uso da rede (como o uso de programas de compartilhamento de arquivos P2P) são resolvidos pelos usuários finais, sem necessidade de atendimento do TRI.


Tratamento de Incidentes em Redes do Governo do Estado de São Paulo

Fábio Raymundo Neves Fernandes
CSIRT PRODESP

Resumo:
Atuação do Grupo de Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança da Informação da PRODESP em atendimento às ocorrências do Governo do Estado de São Paulo (domínio SP.GOV.BR). Ações do Governo para combater esta onda de ataques, estatísticas, resumo dos principais tipos de ocorrências, exemplos de incidentes, dificuldades e desafios no segmento governo, exemplos de ocorrências e parcerias, participação do Consórcio Brasileiro de Honeypots, ferramentas desenvolvidas internamente para atender ao CSIRT.


Aplicação do framework OSSIM ao dia-a-dia de um CSIRT

Márcio Machry
Exército Brasileiro - 1º Centro de Telemática de Área
Tecnólogo em Processamento de Dados e Especialista em Redes de Computadores e Aplicações Internet, ambos cursados na Unisinos/RS. Trabalho com Segurança da Informação desde 2005 e possuo algumas certificações na área (CISSP, ACE, OSCP), atualmente sou integrante de um CSIRT do Exército no Rio Grande do Sul.

Resumo:


Anonymous attacks on Slovenian government sites

Gorazd Bozic is the Head of the Slovenian national CERT (SI-CERT) which was established in 1995. Between 2000 and 2008 Gorazd was the Chairman of the European CERT group TF-CSIRT, which brings together all known CERTs in the wider European region. Gorazd is also a member of the Management Board of ENISA, the European Network and Information Security Agency.

The talk will include DDoS attacks and mitigation strategies we have implemented, but there will be also background information and the whole context of Anonymous attacks.