CERT.br

Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil
CGI.br NIC.br

Programação do 3º Fórum Brasileiro de CSIRTs

  Horário   Atividade - 15/09/2014
09:30-10:30 Welcome Coffee e Registro no Evento
Aproveite este tempo para rever os colegas e restabelecer contatos
10:30-10:40 Abertura do Evento [Slides]
10:40-11:35 Ameaças e Desafios Um Ano Depois [Detalhes] [Slides]
Klaus Steding-Jessen, Gerente Técnico, CERT.br/NIC.br
11:35-12:30 Estratégias para criação e fortalecimento da cultura de Segurança nas Instituições de Ensino e Pesquisa [Detalhes] [Slides]
Rafael Gomes, CERT.Bahia / UFBA
12:30-14:15 Intervalo para Almoço
14:15-16:30 Painel e debates: Impactos do Marco Civil da Internet no dia-a-dia dos profissionais de tratamento de incidentes e segurança da informação [Detalhes]
Carlos Affonso P. de Souza, Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio)
Jorilson Rodrigues, Perito Criminal Federal DPF/MJ, e Coordenador de Segurança do e-Ping
Diego Canabarro, Assessoria Técnica do CGI.br
16:30-19:30
Happy Hour
Junte-se a nós neste momento descontraído, faça novos contatos, coloque a conversa em dia com antigos colegas e troque ideias com os palestrantes
Horário Atividade - 16/09/2014
09:30-11:00
Keynote
Uma história recente das Ameaças Avançadas Persistentes [Detalhes] [Slides]
Prof. Dr. Adriano Cansian, Laboratório de Segurança ACME!, Unesp
11:00-11:30 Coffee Break
11:30-12:30 Estruturação de um CSIRT para o Contexto de Smart Grid na Cemig [Detalhes] [Slides]
José Lopes de Oliveira Jr., Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig
12:30-14:15 Intervalo para Almoço
14:15-16:30 Painel e debates: Desafios e Lições Aprendidas no Tratamento de Incidentes em Grandes Eventos [Detalhes]
Cel. José Ricardo Souza Camelo, CDCiber [Slides]
Antônio Magno, Coordenador, CTIR Gov, DSIC/GSI/PR [Slides]
Cristine Hoepers, Gerente Geral, CERT.br/NIC.br [Slides]
16:30-16:40 Encerramento do Evento [Slides]
16:40-17:30 Coffee Break de Encerramento


Detalhes das Apresentações

Ameaças e Desafios Um Ano Depois

Klaus Steding-Jessen, Gerente Técnico
CERT.br/NIC.br

Resumo: No último fórum de CSIRTs foram discutidos diversos assuntos com impacto no dia-a-dia de tratamento de incidentes, como a crise de confiança do sistema de certificação digital, questões de segurança a considerar na transição para o IPv6, impactos dos remote access trojans e os desafios para detecção de incidentes e para o estabelecimento de CSIRTs nas organizações.
Esta apresentação fará um balanço dos últimos 12 meses no cenário de segurança da informação, ressaltando os impactos trazidos por mudanças como o fim do endereçamento IPv4 na região da América Latina e Caribe, o aumento nos incidentes envolvendo a "Internet das Coisas" e a crescente discussão sobre a proteção de dados pessoais, por conta dos recorrentes episódios de vazamentos de dados.

Mini CV: Klaus Steding-Jessen é formado em Engenharia de Computação pela UNICAMP e Doutor em Computação Aplicada, com ênfase em segurança, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Como Gerente Técnico do CERT.br trabalha com treinamento, tratamento de incidentes de segurança e com o desenvolvimento de ferramentas que permitam, através de honeypots, entender melhor as tendências de ataques e o abuso da infraestrutura de Internet.
É também instrutor dos cursos do CERT/CC, da Carnegie Mellon University, oferecidos no Brasil desde 2004, tem trabalhado no apoio à implantação de novos CSIRTs no Brasil e tem sido palestrante em diversos eventos, no Brasil e no exterior, sobre os temas de seguranca da informação, honeypots e prevenção de spam e phishing.


Estratégias para criação e fortalecimento da cultura de Segurança nas Instituições de Ensino e Pesquisa

Rafael Gomes
CERT.Bahia / UFBA

Resumo: O sucesso do processo de tratamento e gestão de incidentes de segurança em instituições de ensino e pesquisa depende, diretamente, da consciência dos gestores e equipe técnica sobre a importância e criticidade da segurança da informação. Essa cultura de segurança passa pelo fornecimento de ferramentas e infraestrutura segura, por capacitação de pessoas e pela criação de políticas e documentação que sejam base para todo o processo.
Essa palestra apresenta algumas estratégias que o CERT.Bahia vem adotando para criar e fortalecer a cultura de segurança em seus clientes, Instituições de Ensino e Pesquisa da Bahia. Mostraremos as experiências que tivemos como CSIRT de coordenação na condução de atividades de conscientização, tais como: escritas de políticas; criação de ferramentas para automatização do tratamento de incidentes; realização de conferências web para discussão de temas em destaque na área de segurança (heartbleed, políticas de senhas, segurança de dispositivos móveis, segurança de aplicações web, dentre outros); treinamentos; geração de documentação para correção de falhas; disseminação de boas práticas de segurança; realização de eventos (locais e itinerantes).

Mini CV: Rafael Brito Gomes é formado em gestão de redes na UNIFACS (Universidade Salvador), pós-graduando em sistemas distribuídos na UFBA (Universidade Federal da Bahia), certificado em LPIC-1 (Linux Professional Institute Certified), MCSO (Módulo Certified Security Officer), e Zabbix Certified Specialist. Atualmente trabalha na STI (Superintendência de Tecnologia da Informação) da UFBA como arquiteto de soluções focado em aplicações, segurança e sistemas operacionais, e atua como colaborador técnico no CERT.Bahia (Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança - Bahia/Brasil).


Painel e debates: Impactos do Marco Civil da Internet no dia-a-dia dos profissionais de tratamento de incidentes e segurança da informação


Resumo: Em 23 de abril de 2014 foi sancionada a Lei nº 12.965, também conhecida como "Marco Civil da Internet". Esta Lei estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.
Este painel contará com uma apresentação inicial dos Artigos de maior interesse para profissionais de segurança e tratamento de incidentes, seguida de uma seção para perguntas e dúvidas sobre a Lei.
Compõem o painel profissionais que participaram do processo de redação e discussão do projeto de Lei, bem como profissionais que participarão do processo de sua regulamentação.

Painelistas:

Carlos Affonso P. de Souza, Doutor em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Bacharel pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS). Professor Visitante da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fundador e Vice-Coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas - RJ (2003-2013). Pesquisador Visitante do Information Society Project, da Faculdade de Direito da Universidade de Yale. Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da UERJ, PUC-Rio e IBMEC, lecionando matérias relacionadas ao Direito dos Contratos, Responsabilidade Civil, Propriedade Intelectual e Direito da Tecnologia da Informação. Membro da Comissão de Direito Autoral da OAB/RJ (desde 2007). Conselheiro eleito do GNSO/ICANN como representante dos usuários não-comerciais da Internet (2008-2009) e Membro eleito do Comitê Executivo do NCUC (non-commercial users constituency). Membro eleito do Comitê Executivo da iniciativa Internet Rights and Principles, criada no Fórum de Governança da Internet (IGF) da ONU. Policy Fellow da ONG Access. Conselheiro do Instituto NUPEF.

Jorilson Rodrigues, Perito Criminal Federal, Bacharel em Direito, graduado em computação e Especialista em gestão de políticas de segurança pública.

Diego Canabarro, Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisa na área de Política Internacional, com ênfase em: 1) Tecnologia, Estado e Segurança Internacional; 2) governança digital; e 3) governança da Internet. De 2009 a 2014, atuou como assistente de ensino e pesquisa do Prof. Marco Cepik no Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV/UFRGS). Realizou estágio doutoral no National Center for Digital Government da Universidade de Massachusetts, Amherst, sob a supervisão da Prof. Jane Fountain durante o ano acadêmico de 2012/2013. Atualmente, trabalha na Diretoria de Assessoria ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br (NIC.br).


Uma história recente das Ameaças Avançadas Persistentes

Prof. Dr. Adriano Cansian
Laboratório de Segurança ACME!, Unesp

Resumo: Esta apresentação discute as ameaças avançadas persistentes (APTs - Advanced Persistent Threats) no panorama atual da segurança da Internet. São discutidas as principais características destes ataques, com uma breve retrospectiva histórica sobre os fatos mais importantes do passado recente e também apresentados alguns casos atuais que ilustram o problema de ciberameaças e ciberterrorismo no cenário nacional e internacional, buscando chamar a atenção para o problema e para a necessidade de preparo para lidar com o problema de forma eficaz e célere.

Mini CV: Adriano Mauro Cansian é Doutor em Física Computacional pelo IFSC/USP S. Carlos e Livre-Docente em Redes de Computadores. Atualmente é professor adjunto da Unesp - Universidade Estadual Paulista, no campus de São José do Rio Preto, SP, onde coordena o Laboratório ACME! Cybersecurity Research. Possui experiência na área de gestão, tendo atuado como CIO da UNESP e como Diretor de Tecnologia da Informação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) no Governo do Estado de São Paulo. É revisor da revista "Computers & Security" e do "The International Journal of Forensic Computer Science - IJoFCS". É coordenador do GTS (Grupo de Trabalho em Segurança do Comitê Gestor da Internet no Brasil) e voluntário de diversas iniciativas para proteção e segurança na vida digital.


Estruturação de um CSIRT para o Contexto de Smart Grid na Cemig

José Lopes de Oliveira Jr.
Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig

Resumo: Responder e tratar incidentes de segurança em computadores --ou em uma rede deles-- é tarefa comum a qualquer Computer Security Incident Response Team (CSIRT). Contudo, quando se trata de uma rede operativa de dados --que possui equipamentos como relés, religadores, disjuntores etc.--, por onde trafegam protocolos industriais e cuja responsabilidade não é exclusiva da equipe de Tecnologia da Informação (TI), não existe definição clara de atuação para um grupo desse tipo.
Especificamente no contexto de concessionárias de energia, há uma corrente para integração de recursos de TI à rede elétrica, de forma a melhorar a resiliência dessa rede, automatizar tarefas e até ampliar suas funcionalidades, que é comumente chamado de "smart grid". Ao mesmo tempo em que esses recursos são incorporados à rede elétrica, suas vulnerabilidades também o são, com o agravante de que os requisitos de segurança nesse ambiente são outros, principalmente porque falhas podem causar blackouts e até mesmo colocar vidas em risco. Dessa forma, um grupo de resposta a incidentes para smart grid deve ser composto por profissionais com habilidades que extrapolam o domínio de TI, implicando que o escopo de atuação desse grupo passa a ser o espaço cibernético.
O presente trabalho visa trazer a experiência da Cemig na constituição desse grupo, assim como relatar os desafios e as expectativas relacionadas a ele.

Mini CV: Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Pós-graduado em Administração em Redes Linux pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Certificado ITILv3, Cobit 4.1 e ISFS (ISO 27.002 Foundation). Atua como analista de segurança da informação na Cemig.


Painel e debates: Desafios e Lições Aprendidas no Tratamento de Incidentes em Grandes Eventos

Resumo: Desde 2012 diversos Grandes Eventos ocorreram no Brasil: Rio+20, Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude e Copa do Mundo FIFA 2014. E em 2016 sediaremos os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Um desafio neste cenário de grandes eventos é o fato de que os ataques não são somente contra as infraestruturas dos eventos em si, mas também contra patrocinadores, entidades de governo e outras organizações ligadas direta ou indiretamente com a realização dos eventos.

Neste painel serão apresentadas as atuações do CDCiber, CTIR Gov e CERT.br na coordernação das atividades de tratamento de incidentes durante estes eventos, bem como discutidos os desafios e as lições aprendidas, tanto para o tratamento de incidentes em Grandes Eventos, quanto para a melhoria na comunicação e cooperação entre CSIRTs em geral.

Painelistas:

Cel. José Ricardo Souza Camelo, CDCiber

Antônio Magno, Coordenador
CTIR Gov, DSIC/GSI/PR

Cristine Hoepers, Gerente Geral
CERT.br/NIC.br